< Voltar

Por que sentimos preguiça e cansaço no calor?

Um dos obstáculos do verão é aquela famosa sensação de moleza. O cardiologista Raffael Fraga explica por que isso acontece nos dias mais quentes.

 

Com certeza você já teve aquela sensação de moleza ou a típica “preguiça do verão”. Sentimos as tarefas mais árduas, o corpo parece cansado e o rendimento costuma cair, seja no trabalho ou na vontade de praticar exercícios físicos. Mas isso tudo é uma resposta natural do organismo ao calor repentino: o corpo procura diminuir o ritmo em busca de refrigeração.

Apesar do grande volume de chuva registrado no início do verão, as temperaturas permanecem altas com sensações térmicas que ultrapassam 40ºC em diversas regiões do país. E é aí que sentimos mais: o calor intenso exige mais do nosso corpo e logo vem aquela preguiça. Mas não se trata de uma simples preguiça e, sim, uma resposta do nosso organismo ao clima quente, que precisa utilizar diversos mecanismos para regular a temperatura corporal. E essa sensação se agrava principalmente na hora de se exercitar.

Quanto mais quente o dia estiver, mais energia o nosso corpo vai precisar gastar para tentar se manter fresco com temperatura média de 37ºC. Por isso, no calor, o rendimento durante a prática de exercícios físicos costuma cair, uma vez que há o desvio do fluxo de sangue para a pele e a perda de líquidos pelo suor, uma tentativa de resfriar a pele para que o corpo perca calor e reduza sua temperatura. É um mecanismo essencial para a nossa vida!

Com isso, o coração precisa bater mais vezes e a oferta de sangue, oxigênio e energia para o organismo fica prejudicada em comparação com o clima mais ameno.

A sensação de preguiça está relacionada a essa demanda cardiovascular e metabólica aumentada, provocada por qualquer esforço físico no calor. Por isso, temos a impressão de que estamos mais fracos, menos resistentes e mais cansados, já que o coração precisa bater mais vezes e o resultado dessas reações metabólicas gera maior acúmulo de ácido lático, substância que provoca a sensação de fadiga muscular e cansaço físico.

Tudo isso é reflexo natural do nosso corpo que funciona perfeitamente para equilibrar as temperaturas externa e interna. Observem que, nos dias frios, trememos para gerar energia e calor interno. Já com o clima quente, o organismo tenta executar o menor volume de atividades possível e todo esse trabalho faz com que nos sintamos mais devagar e sonolentos.

O corpo inteiro sofre com as temperaturas elevadas. Por isso, é fundamental tomar alguns cuidados, principalmente, com a hidratação. A pessoa que não se hidrata adequadamente terá prejuízo em todos os sistemas do organismo.

Listei algumas dicas que vão ajudar a combater a sensação de cansaço durante o verão, sobretudo na hora de se exercitar.

  • É necessário beber cerca de 200 ml de água 40 minutos antes da atividade física e mais 200 ml a cada 20, 30 ou 60 minutos de prática. Para quem não vai praticar atividade física, o ideal é que a cada uma ou duas horas, a gente faça a ingestão de algum líquido, não necessariamente água. Sucos naturais e água de coco também são muito bem-vindos.
  • A roupa adequada também facilita os praticantes de atividade física. Cores claras não absorvem calor e tecidos mais leves diminuem a perda de líquido. Vale lembrar que os horários escolhidos também influenciam o rendimento: dê preferência para se exercitar no início e final do dia, quando as temperaturas ficam mais adequadas.
  • A alimentação também requer atenção especial. Alimente-se bem e ao longo do dia, evitando jejum prolongado. Os alimentos mais indicados são aqueles de fácil digestão, sem muita gordura ou condimentos, de preferência frutas, verduras e legumes, que são ricos em vitaminas, sais minerais e água, principais substâncias perdidas pela transpiração.
  • Alimentos que contêm cafeína e taurina, como os energéticos, podem ser estimulantes e melhorar a disposição, mas deve-se ter cuidado com o aumento ainda maior da frequência cardíaca.
  • Ao final do dia tenha um bom descanso e preze pelo sono de qualidade para repor as energias e recomeçar o ciclo bem-disposto.

Anote as dicas, curta o verão e seja feliz. Felicidade faz bem à saúde!

Contato: http://www.altadiagnosticos.com.br/rio-de-janeiro/clientes

 

 

Compartilhe!
Share on FacebookTweet about this on TwitterEmail to someone