< Voltar

“Educar, hoje, mais do que acumular habilidades e informações, é aprimorar a consciência,”

Paulo Alonso, diretor geral das Faculdades Hélio Alonso, traz as Semanas Acadêmicas como ferramenta de ampliação de horizontes.

Gabriela Mistral e Jean Piaget sempre pregaram que “escola existe em função do aluno e tudo o mais deve girar em torno desse preceito”.

Atento a esses ensinamentos, tenho dedicado meu tempo a buscar oportunidades que sejam importantes para a formação dos alunos. Daí ter concebido a realização de Semanas Acadêmicas, anuais na FACHA. Este ano, estaremos discutindo, o “Mercado de trabalho em transformação: desafios e oportunidades” e apresentando painéis, rodas de conversa, workshops, feiras de livros e de gastronomia e festivais de música. Convidamos destacados profissionais das áreas do Direito, Jornalismo, Relações Públicas, Radialismo, Marketing, Publicidade, Cinema, Administração, Esportes, Turismo e Recursos Humanos para contar um pouco sobre suas trajetórias

O aproveitamento das novas tecnologias, a utilização de procedimentos modernos e o uso de técnicas não convencionais de participação fazem com que a universidade seja uma poderosa alavanca na transformação, uma verdadeira força intelectual no estabelecimento de novos paradigmas para a sociedade. É necessário, todavia, que uma nova cultura seja criada para que se possa efetivamente construir uma nova universidade. Não mais com salas de aulas tradicionais, nas quais os alunos precisam sentar-se e aguardar (passivamente) toda e qualquer explicação do mestre. Sabemos que o aprendizado não se constitui em apenas ouvir. Faz-se mister pensar e refletir não só sobre o que se ouve, mas sobre o que se lê, se discute, se observa, se pesquisa. É imprescindível que o conceito de aprender encontre seu verdadeiro sentido e/ou significado.

A formação do homem/cidadão é complexa (e dinâmica). As estruturas e procedimentos da universidade devem propiciar o conhecimento e a prática do método científico aplicado à realidade em que vivemos, objeto primeiro da universidade.

Para que o homem seja forjado em um cidadão, a programação das universidades deve estruturar-se de modo a viabilizar o desempenho da própria universidade no conjunto de suas funções básicas e, também, possibilitar formas diversificadas para a transmissão do ensino-aprendizagem. Eventos extracurriculares devem ser perseguidos.

Educar, hoje, mais do que acumular habilidades e informações, é aprimorar a consciência, órgão do sentido, e preparar a pessoa para responder sobre seu destino e sobre o sentido da vida. Para desenvolver-se e projetar-se, cumprindo o seu papel político e social, a universidade precisa manter-se a serviço da sociedade como um dos fatores da vida intelectual e da evolução cultural.

Dessa forma, é preciso entender que não há desenvolvimento de um país sem uma universidade forte; que não há desenvolvimento sem educação; que educação é investimento e não custo; e que desenvolvimento deve ser feito com justiça social. Na Era do Conhecimento, cada vez mais as universidades e os indivíduos valerão pelo que fazem com e para a sociedade, com qualidade e eficiência, avaliada, atestada e acreditada pela própria sociedade organizada.

 

2ª Semana Acadêmica da FACHA – Entre 23 e 26 de outubro (segunda a quinta-feira), nos campi Botafogo e Méier, a 2ª Semana Acadêmica conta com as participações de especialistas em áreas como Administração, Jornalismo, Publicidade, Gestão Desportiva, Direito, Cinema, Recursos Humanos, Turismo e Relações Públicas, entre outras. O tema desse ano é Mercado de Trabalho em Transformação: Desafios e Oportunidades. Ao todo, serão realizadas 93 atividades gratuitas entre palestras, exposições, workshops, rodas de conversas, debates e oficinas gratuitas com mais de 100 especialistas. A semana conta ainda com feiras de livros, intercâmbio, estágios, extensão e pós-graduação, além de apresentações culturais e musicais. A programação completa está no site eventos.facha.edu.br  e as inscrições podem ser realizadas pelo link http://eventos.facha.edu.br/semana-academica.

 

Compartilhe!
Share on FacebookTweet about this on TwitterEmail to someone