< Voltar

Gengibre superpoderoso

A saborosa raiz de origem oriental pode aquecer a saúde de várias formas

GingerThermosTea

Existem alimentos quase milagrosos – e há um consenso de que o gengibre está nesse rol. Originário da ilha de Java, da Índia e da China – a família botânica é a das Zingiberaceae – , a raiz fibrosa, aromática, de sabor exótico, picante, já tinha suas propriedades medicinais conhecidas há milhares de anos pelos asiáticos. A planta chamou a atenção dos europeus durante as Cruzadas e seu uso rapidamente se espalhou por todo o Ocidente.

Esse aliado para uma vida saudável é barato, fácil de ser preparado e pode ser usado de diversas formas – em pratos salgados, doces, em formas de chás, sucos, conservas, tempero… ou degustando pedaços crus. O sabor é inconfundível e dá personalidade a pratos da culinária oriental e do Caribe – em molhos curry, carnes, sopas, ensopados, peixes – e também entrou nas receitas ocidentais. Vatapá é um prato que leva gengibre!

Um estudo de 2015 reunindo dados de um milhão de chineses, publicado pelo BMJ (British Medical Journal), atesta que a capsaicina, elemento que confere o sabor picante à pimenta e também está presente no gengibre, é decisiva na redução de mortes em 14%.

Agora, uma informação curiosa: no século XIX, pedaços de gengibre eram usados como… supositórios nos cavalos, para que mantivessem a cauda erguida e altiva. Pobrezinhos.

Há numerosas dicas sobre as aplicações do gengibre. Separamos seis aqui. Naturalmente, é sempre necessário o acompanhamento médico de qualquer sintoma persistente.

Seis dicas sobre os benefícios do uso de gengibre para a saúde.

Compartilhe!
Share on FacebookTweet about this on TwitterEmail to someone