< Voltar

“Os brasileiros têm diversos hábitos de higiene equivocados”, diz o biomédico Roberto Figueiredo, o Dr. Bactéria

Desde soprar velinhas de bolo de aniversário até estender pano de prato molhado na pia... veja aqui os costumes errados mais comuns!

Quanto mais banhos, melhor para uma higiene perfeita. Certo? Errado. Pano de prato molhado a gente coloca para secar na pia, correto? Errado! A verdade é que os brasileiros cultivam diversos hábitos equivocados no que diz respeito a uma defesa contra bactérias externas, que causam contaminação e doenças.

– Sim, porque temos bactérias essenciais ao funcionamento do organismo. Cerca de 90% das nossas células são germes, bactérias, com função protetora – diz o biomédico Roberto Martins Figueiredo, que completa 40 anos de atuação no Brasil, conhecido como dr. Bactéria. – Se tomamos banhos seguidos, eliminamos proteção essencial. O primeiro banho, com sabão, elimina poluição, pele morta. Outro banho, só com água.

Além do exagero nos banhos, outros hábitos cotidianos dos brasileiros são apontados pelo biomédico como potencialmente prejudiciais. Um deles é o de estender o pano de prato molhado na beira da pia para secar: “este pano de 1 milhão de bactérias a mais que o tampo de um vaso sanitário de um banheiro público”, aponta ele. E a “regra dos 5 segundos”? Ele ri.

– Imagine se as bactérias têm um cronômetro? Isso vem de hábitos errados. E tem quem ainda dê uma assopradinha no alimento, piorando a situação.

Por falar em assoprar, é bom lembrar que a tradição de soprar as velas de um bolo de aniversário é profundamente anti-higiênica.

– A saliva contamina todo o bolo! – lembra Roberto.

Por outro lado, o biomédico lembra que é importante desenvolver a imunidade.

– Se a criança cresce cercada de mil cuidados, pode ter problemas respiratórios no futuro – garante. – Contato com terra, animais, tudo isso é essencial desde os primeiros dias de vida.

A seguir, veja uma lista de dicas de Roberto Figueiredo para hábitos de higiene mais correta.

Compartilhe!
Share on FacebookTweet about this on TwitterEmail to someone